As. Linhas. Tortas. De Deus

As linhas tortas de Deus.             Netflix



Ano :2022


Direção: Oriol Paulo 


Indicação:  prêmio Goya de melhor roteiro adaptado, prêmio Goya de melhor atriz.










    Este filme foi baseado no livro de Torcuato Luca de Tena Brunet e se passa em 1979.   Inicia com um casal no carro se dirigindo para um sanatório. Quando chegam a mulher se dirige sozinha à instituição comentando com o homem  que alguém pode reconhecê-lo. Ele agradece a coragem dela, Alice.  Na entrevista Alice é internada com a autorização do marido. Os médicos que a recebem leem um laudo médico onde é enfatizada a característica de Alice ser muito mentirosa e quando pega em contradição em suas mentiras encontra logo uma explicação para o fato de ter tido de mentir. O laudo diz que é capaz de enganar pessoas inexperientes. Foi criada sem mãe . Quando se refere ao seu casamento diz que seu marido com quem vive há 16 anos usufrui de seu dinheiro jogando polo e pôquer. Diz não ser formada. Quando contestada sobre sua formação em química logo diz ser uma detetive qualificada. Percebe-se que ela tenta ocultar sua formação em química. Quando questionada pelo médico ser capaz de conhecer venenos nega ter essa capacidade. Ela alega estar no hospital psiquiátrico por ter sido legalmente sequestrada. Ou , seja, internação compulsória sem motivos.  Quando médico diz que ela tentou envenenar seu marido por três vezes com uma substância indetectável.  Ela contesta a veracidade dessa informação. Diz que nunca admitiu estar doente e que é vítima de uma armadilha de seu marido que quer ficar com o dinheiro dela. No entanto ela se refere ao seu marido como um objeto ornamental. O médico lhe dá o diagnóstico de paranóias.

     




     Tendo de se desfazer se seus objetos pessoais pergunta se pode usar seu isqueiro uma última vez. Ela pede pra ficar com um livro e o que escolhe é “  síndromes  e tipos de paranoia”. Tem dentro do livro uma reportagem sobre o filho suicida de um médico e ela que diz estar a investigar essa morte, a pedido do pai dele.

     Dicas sobre quem é Alice vão sendo colocadas durante o filme. O filme passa em dois tempos . No tempo da internação de Alice e sua relação com os médicos e internos . E no tempo da provocação do incêndio, investigação da morte de um dos pacientes e morte da perita e substituição desta por Alice.

     Durante o tempo de internação Alice se relaciona com os gêmeos e Ignácio , que possui privilégios como cigarros e  isqueiro. Teve uma briga entre um do gêmeos e outro detento que se aproximou de uma menina autista . Romulo a trata como irmã essa menina é a defende de todos assim com defende seu irmão mudo. 

     Alice cria vazamento em banheiro a fim de investigar ficha dos pacientes. Parece que procura desesperadamente acreditar em suas próprias mentiras. Como investigar crime que não ocorreu. Ela se crê rica embora fica claro que o marido é quem tem vida de milionário, polo, cavalo, grupo de poker, e não ela. Mas ela faz acreditarem que o dinheiro é dela. Ela é uma farsa e finge um personagem e se aproveita de rivalidades dos médicos tentando colocar todos contra o diretor. Pois o diretor sabe quem ela é . O diretor é amigo do médico que fez  o laudo para a internação. A todos que sabem quem ela é ,ela tenta destruir de uma forma ou outra. A Romulo que diz que sabe quem ela é ela lhe tira o irmão e põe a culpa em quem defendia o paciente que a estuprou. Ao Ignácio lhe tira o privilégio do isqueiro depois de por fogo na sala de atividades. No filme se percebe que quando vai ver seu marido competindo numa partida de polo, e o vê cercado de mulheres, o envenena pela primeira vez. Tem inveja do sucesso e do dinheiro do marido. A sub-diretora toma o partido de Alice por causa da truculência do diretor em relação ao tratamento de Alice e, ainda por motivos de ambição pessoal , acaba por liderar campanha pra saída do diretor. O diretor se sente provocado pela competitividade de Alice que o quer destruir para conseguir sua liberdade. Ele acaba por cair em seus impulsos competitivos . Ele também cai na armadilha dela. Todos caem. O olhar de desprezo que Alice dá pra todos quando está saindo para encontrar a junta médica mostra bem a arrogância dela em relação àquelas pessoas. 

      O diretor pensando no homicídio associa esse comportamento a uma distorção humana como Linhas tortas de Deus. Ele diz :”Quando Deus estava aprendendo a escrever.”  Ainda diz : “se Deus fez o homem a sua semelhança “Que tipo de Deus permite tamanha imperfeição.”  Podemos entender que a pessoa com  distúrbio de caráter , ou seja, a psicopata, se afasta tanto de Deus que fica difícil reconhecer os sinais da humanidade nela . A necessidade de mentir , de enganar o outro  para se sentir superior, ver o outro como um objeto a ser usado e, ainda procurar tirar o que a outra pessoa  tem de mais  amado e a própria vida do outro, é sinal de pura maldade, ódio e desprezo a todos. Vemos que , ao lada da capacidade de fingir que a pessoa maldosa desenvolve , tem-se a incapacidade de outras pessoas de acreditarem  que o mal existe. E que a passoa é cruel pelo simples prazer de se-lo , sem  qualquer outro motivo , pois é de sua natureza. Ela não podendo destruir seu médico desconta seu ódio no amigo dele, o diretor do sanatório.  Certamente o psicopata é um ser monótono pois seu pensamento é sempre o mesmo. Não sai da tecla do ódio e da destruição. Essa cara realmente não pode ser de Deus! 

    Só a vemos baixar o olhar na presença de seu médico que aparece no final e que bem conhece sua capacidade de criar personagem. Ele pode desmenti-la! Ele lhe dá medo! Pois sem toda mentira , ela não se sente ninguém.  Por isso precisa tanto dessa sensação de controle e poder que a mentira , a personagem lhe dá. Essa é uma história que fala de uma realidade. Pois, psicopatas , existem!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

F L O W.

MARAHAJ