Filme Bagdá Café




         


Bagdá Café  


Filme de 1987.  Alemanha.  
Título original:  Out of Rosenheim 
Roteiro de Percy  Adlon e Eleonore Adlon 

 

        Filme se passa no deserto , numa estrada, num lugar nenhum.  

         Dois casais em crise. Separam -se no mesmo dia. Duas mulheres que escolhem a separação.  

          Mulheres com mesmo sentimento, mulheres solitárias. 



          Uma é alemã, típica, gordinha,  com direito a chapeuzinho típico quase folclórica. A outra é negra, americana, meio desgrenhada também  meio estereotipada. Mulheres sofridas. Se vê no corpo.  

            Se encontram numa parada de combustível onde tem um restaurante pequeno e também um pequeno motel. 

Um lugar a meio caminho de tudo, entre Las Vegas e Disney. E ainda lugar nenhum. Assim como essas mulheres que parecem também não conhecem seu próprio lugar, no mundo,  na vida.  

           A alemã se hospeda lá, único lugar ali, já que saltou do carro que o marido dirigia, para o nada, literalmente. Num ato de desespero. 

           As diferenças culturais surgem logo por meio da cafeteira deixada na estrada pelo alemão e transportada ao bar pelo marido da americana.  O café agrada muito só ao alemão que nem se dá conta que está tomando o próprio  café.   Os  dois  maridos, a parte a língua e diferenças culturais, são  muito parecidos, são infantilizados . Aparentemente só fazem o que querem, como adolescentes , embora já bem adultos em idade. No modo como a Alemã  Jasmin amarra todos os utensílios no carro percebe-se que ela que é a responsável do casal, do mesmo modo, Brenda é a que cuida de tudo no bar. 

          Jasmin , alemã, chega ao bar- motel, exausta, irritada. 

          Jasmin com seus preconceitos teme ser devorada por canibais quando se depara com a sujeira e o desleixo da dona do motel , Brenda, que está deprimida e exausta   E se irrita com a distração do marido que pôs suas roupas na mala dela. Ela perdeu  suas roupas . Ela perdeu suas referências. 

          Jasmin percebe que Brenda cuida de tudo e todos , sozinha, e que claramente se perde nas diversas obrigações e responsabilidades.  A identificação é  imediata.  Jasmin apesar do jeito rude e mal humorada de Brenda, percebe o espírito agregador desta, que acolhe aqueles moradores do motel como se fossem, de fato, da sua família. E, apesar da desconfiança da dona do motel,  a alemã resolve então ,colaborar escrevendo a lista das compras , além de organizar e limpar o escritório. O que, obviamente provoca além de  perplexidade mais  desconfiança de Brenda que sente-se invadida. Gostar de trabalho não é uma preferência ali, aliás é uma das lutas que a preta americana trava diariamente,  com a sua família. Porque alguém faria trabalho que não lhe foi pedido? Que não lhe compete.?  As roupas masculinas no quarto da alemã , então, foi, a gota d’água. E Brenda chama a lei,  que ironicamente é um índio.  Outro estereótipo que é quebrado. A cavalaria que vem em socorro,  é o índio! 

           As  duas  mulheres  estão num momento de mudança em suas vidas . Estão de luto.  se encontram e movidas por uma identificação inconsciente  são levadas por curiosidade à procurar  compreender as diferenças  culturais entre elas. As duas percebem grande semelhança entre si,  apesar das aparências. São mulheres ativas, fortes , muito generosas, acolhedoras , inteligentes e, deprimidas. Almas parecidas, parentes que se encontram. 

          No auge de suas frustrações encontram-se numa terra seca e inóspita. Uma estranha  à outra. São aparentemente opostas tanto fisicamente quanto nos seus modos de ser. Essa diferença cria a magia fruto da interação dessas duas mulheres com muita coisa em comum, fortes independentes e criativas. 

          As duas perderam-se de si mesmas nos relacionamentos com seus maridos. 

          Jasmin é capturada por aquela família. Um bebê fofo ,lindo, neto de Brenda que precisa de uma mãe. Que precisa de um  colo.   Outra filha, Uma moça alegre , amorosa e espontânea e um rapaz talentoso,  músico,  que tem como sua referência Bach, músico alemão.. A alemã sente-se em família. E Brenda com sua generosidade a acolhe imediatamente, quando sabe que ela não tem filhos. E percebe a solidão da alemã . A americana tem um grande coração.  

          Jasmin  se descobre feminina e atraente quando percebe o interesse de um outro morador. Um decadente cenógrafo de Hollywood, que é  meio hippie, meio fora  de tempo com sensibilidade artística e muita gentileza. Ele é o oposto do marido alemão que não presta atenção a nada. Outro estereotipo é quebrado, ele não é o ator narcisista e frio, como pode parecer. 

         A magia está na identificação  que une essas duas mulheres  com baixa auto-estima. Que conseguem juntas , criarem um vínculo de muita confiança.  A confiança que desenvolvem entre si,   acaba por lhes revelar aspectos da personalidade de cada uma,  que não eram antes percebidos.  Cada uma descobre, na outra, alguma coisa que também tem em si.  E no Encontro  , num lugar que nada acontece, dessas duas mulheres, vai proporcionar às duas, o que cada uma precisava para  mudar o rumo de suas vidas, mudando o modo de se expressarem  no mundo.  

        Jasmin vai se despindo e se abrindo como uma flor ao mundo novo que se lhe apresenta. Dá-se a mágica. Jasmin vai mostrar a Brenda o que ela tem. Pois Brenda que só conseguia ver frustração e o marido que se foi, só conseguia  ver o que lhe faltava. Brenda se reencontra com seus filhos, percebe o talento do filho e a alegria de sua filha que sai com rapazes o tempo todo e se diverte mas que, ao mesmo tempo,  tem a ingenuidade de uma menina que conta tudo o que faz pra mãe ,  mesmo que essa nem lhe pergunte . É o retrato da transparência , da inocência.  

          Nesse acolhimento mútuo e compreensão, as duas, cada uma à  sua maneira , descobrem-se capazes de mesmo estando em um lugar fora de tudo, onde literalmente o vento dá volta, criarem um lugar de diversão, alegria e compartilhamento. E surge a magia do Bagdág Cafe. .     Brenda vai se organizando de forma poder melhor dirigir suas responsabilidades e , ao mesmo tempo que se dedica a cuidar mais de si mesma . As duas ficam bonitas, renascem, florescem . O encontro num lugar onde nada acontece, dessas duas mulheres , vai proporcionar às duas, o que cada uma precisava para mudar o rumo de suas vidas mudando o modo de se expressarem no mundo.  

        Jasmin tem de ir embora. Sim, tem de resolver sua vida em seu país .  

        Ela vai pra voltar. Agora sabe certamente  onde é o seu lugar.  Agora tem uma famlia. Tem uma amiga.  

         Nesse filme as aparências enganam. Nada é o que parece.  Assim como na mágica. O filme traz personagens bem marcados para surpreender, mostrar que nos enganamos com as aparências e, as identificações entre quem parece tão diferente , são comuns e possíveis. Um tema muito interessante abordado de forma sensível quase poética, sútil e divertida.  Tudo brota na terra seca e inóspita. O ser humano pode se recriar até em situações  inusitadas. E ali no nada, no meio do caminho entre lãs Vegas e Disney, tudo é de verdade.  Tudo é acolhimento e empatia. Todos podem se expressar, se divertir.   E mesmo aonde  tudo parece monótono quanto o ir e vir de um bumerangue que não chega a lugar nenhum, sempre se pode criar uma outra realidade, uma magia.  


 

Trailer do filme





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARAHAJ

Truman Show A vida em direto