EL SUPLENTE
Suplente . Professor Substituto
Filme ano :2022 Netflix. Português / Ienglish
Produção >: INCAA. Argentina
Direção: Diego Lerman
Suplente . Professor Substituto i
Filme ano :2022 Netflix. Português / Inglês
Produção >: INCAA. Argentina
Direção: Diego Lerman
O. filme fala sobre esperança na educação como mudança de vida. Tema que tem sido muito abordado em filmes. É história de um jovem professor de literatura que está substituindo outro. Ele , Lúcio apresenta um livro de poesia no lançamento, de uma amiga sua. Exaltando a linguagem poética apesar da linguagem atual estar superficial e padronizada . Essa escola fica na comunidade em que ele cresceu. Seu pai ainda mora lá .É um bairro de poucos recursos onde a maioria dos alunos têm famílias desestruturadas e pobres. O narcotráfico domina a região assim como em muitas regiões perifericas das grandes cidades do mundo. A início Lúcio encontra resistência por parte dos alunos, desinteressados ,que vêm a educação como perda de tempo. Não acreditam que o conhecimento fará diferença em suas vidas práticas. Aos poucos elevai se envolvendo na vida e história dos alunos. Até que há uma denúncia de venda de drogas no banheiro da escola. A polícia é chamada e alguns alunos não retornam às aulas. O professor vai atrás daqueles que pode convencer a voltar a escola e, especialmente um deles, que trabalha no restaurante comunitário de seu pai. O rapaz está com medo pois foi ele que passou a droga para o colega e acabou por se safar mas o chefe do tráfico está atrás dele. Lúcio ajuda esse rapaz a fugir do traficante .O professor tem conflitos com sua filha adolescente e insiste que ela faça prova para a melhor escola da cidade. Ela estuda música, toca violoncelo, e quer ficar em outra escola que estimula a música e aonde suas amigas também frequentam. . Ele espera que ela tenha uma profissão mais estável e com mais opções mas é de música que ela gosta. E música que ela quer.
O pai dele está doente e faz tratamento pra câncer . Ele o acompanha. Seu pai tem um restaurante comunitário e está cansado pois está meio dos chefes do tráfico, tendo de negociar com o presidente que faz campanha de repressão e por outro lado com os chefes do tráfico da região. Sua relação com os alunos se aprofunda e ele vai cada vez mais procurando acolher a situação deles, na medida do possível. Um funcionário do ministério passa a assistir suas aulas . Lúcio estimula aos alunos a escreverem sobre suas vidas , seus dramas familiares e sociais. Gostam dele , percebem um interesse real dele pois esses adolescentes que são muitas vezes tratados como lixo.
O tráfico vive do vício da droga, da satisfação transitória que ela produz. Da necessidade que ela cada vez mais promove nas pessoas que a consomem de repetição de prazer. O tráfico é como a droga . É uma venda fácil, é o cliente que procura o vendedor satisfação ilusória de riqueza. E dinheiro que não vale a não ser para o próprio crime . Não é aceito socialmente , pois sua procedência é criminosa. Não provem de um trabalho desenvolvido , construído, e portanto merecido, mas de um oportunismo que destrói o outro, que vampiriza. Tanto o tráfico como o vício estão num círculo vicioso , fechado, sem saída. O futuro para os dois é já previsto , caso não se rompa e se liberte dele. É sempre a mesma vida. Vazia, inútil.
No último dia de aula o professor coloca uma imagem de um corpo . E pergunta aos alunos aonde está a alma? E, assim como na primeira aula quando todos concordaram que literatura não servia pra nada, o professor agora concorda que alma tb não serve pra nada . Literatura e alma , se revelam. . Constituem o modo mais sensível de ser humano.
Ií
The film talks about hope in education as a life-changer. It's a theme that has been covered a lot in films. It's the story of a young literature teacher who is replacing another. He, Lúcio, presents a book of poetry by a friend of his at the launch. He exalts poetic language despite the fact that today's language is superficial and standardised. This school is in the community where he grew up. His father still lives there. It's a low-income neighbourhood where most of the students have poor, broken families. Drug trafficking dominates the area, as it does in many peripheral regions of the world's big cities. The Lúcio start-up is met with resistance from disinterested students who see education as a waste of time. They don't believe that knowledge will make a difference to their practical lives. Little by little, he becomes involved in the students' lives and histories. Until there is a report of drugs being sold in the school toilets. The police are called and some students don't return to class. The teacher goes after those he can convince to return to school, especially one of them, who works in his father's community restaurant. The boy is scared because he was the one who passed the drugs on to his colleague and ended up getting away with it, but the drug boss is after him.
The teacher has conflicts with his teenage daughter and insists that she try out for the best school in town. She studies music, plays the cello, and wants to stay at another school that encourages music and where her friends also go. He hopes she'll have a more stable profession with more options, but it's music that she likes. And music is what she wants.
His father is ill and undergoing treatment for cancer. He accompanies him. His father runs a community restaurant and is tired because he's in the middle of the drug lords, having to negotiate with the president who is campaigning for repression and, on the other hand, with the drug lords in the region. His relationship with the students deepens and he increasingly tries to accommodate their situation as much as possible. A ministry official starts to attend his classes. Lúcio encourages the students to write about their lives, their family and social dramas. They like him and realise that he has a real interest in these teenagers, who are often treated like dirt.
Traffic lives off drug addiction, off the transient satisfaction it produces. From the need that it increasingly promotes in the people who consume it to repeat pleasure. Trafficking is like drugs. It's an easy sale, the customer looking for the illusory satisfaction of wealth. And money that is worthless except for the crime itself. It's not accepted socially, because its origin is criminal. It doesn't come from work that has been done, built up and therefore deserved, but from opportunism that destroys others, that vampirises. Both trafficking and addiction are in a vicious circle, closed, with no way out. The future for both is already foreseen if they don't break free from it. It's always the same life. Empty, useless.
On the last day of school, the teacher puts up a picture of a body. He asks the students where is the soul? And, just as in the first lesson when everyone agreed that literature was useless, the teacher now agrees that the soul is useless too. Literature and soul reveal themselves. They are the most sensitive way of being human.
Comentários
Postar um comentário