A. Oeste Nada de Novo

                      A Oeste Nada de novo                         Netflix. Português. /.  English


Ano: 2022. Alemanha


Diretor: Edward Berger


Indicações: Prêmio  BAFTA ; Globo de Ouro 2023 melhor filme Internacional. Indicação ao Oscar 2023.







        Filme é baseado no livro de Erich Maria Remarque escrito em  1929.  Na leitura  de Edward Berger. Sobre a Primeira Guerra Mundial  ocorrida na Europa.  Paul Baumer assim como seus colegas de secundário estão ansiosos para participar da guerra, influenciados por um professor nacionalista. Paul chega a falsificar assinatura de seu pai para poder ir com seus colegas para sua glória e honra da pátria.  Esse clima nacionalista que já acontece aqui também  vimos que acontece , até mais ostensivamente ,com os jovens menores de18 anos durante a guerra seguinte, na Alemanha.          

       A tropa alemã de jovens que tentam ocupar Paris mas que não conseguem caminhar senão aos arredores de  certa província na  França. 

       As cenas de guerra ,morte, destruição e fome se desenrolam durante todo filme .  A capacidade bélica dos inimigos com tanques e aviões são , desde o início, muito superiores aos da Alemanha . Logo a quantidade de mortos é enorme nas trincheiras. Pouco podem fazer além de tentar sobreviver aos ataques . 

       Ao lado das cenas onde a sobrevivência estava por um fio até mesmo com  falta de água para beber, víamos os “donos da guerra “ , os poderosos da Alemanha comendo sobremesas finas em pratos decorados de porcelana, e refeições sofisticadas .  

      Durante todo o filme essa discrepância entre a vida no front e a vida nos altos escalões do poder é notória. 

      Depois de seguidas derrotas um oficial alemão  pede para se reunir com os franceses e seus aliados para propor um armistício. Os aliados porém, levaram uma proposta de fim de guerra com condições entre as quais a exigência do  reconhecimento por parte dos alemães e seus aliados , de que haviam perdido a guerra. Esse documento deveria ser assinado em até 72 horas.  Durante esses dias vemos uma Alemanha dividida entre os que queriam poupar  a vida dos jovens alemães que estavam  sendo dizimados como carne de canhão e,  os governantes que não queriam abrir mão do poder que possuíam. 

       O orgulho dos governantes patriotas  verso a angústia dos jovens tendo de matar outros jovens . Ao lado da fúria provinda da vaidade ferida dos poderosos vemos a cena de um francês esfaqueado que agoniza pra morrer e a angústia decorrente da culpa do jovem Paul, que o abraça e sofre junto com o inimigo. Os absurdos da guerra ou a falta de sentido da guerra . A dominação  do homem pelo homem.  E nesse clima de ódio mal contido que o governo alemão decide que até o horário em que foi determinado o fim da guerra  pelos franceses, as tropas alemãs  deveriam avançar e atacar, em nome da honra . Acabando assim por levar a morte ainda à mais jovens, sabendo que esse ataque não faria qualquer diferença para o resultado da guerra. Indiferença total das autoridades  alemãs pela vida da juventude do próprio país. 

      Nesse sentido vemos assim também as bases para a Segunda Grande Guerra.  Orgulho patriótico ferido apoiado no ódio e na vontade de vingança. As sementes das próximas atrocidades estavam sendo plantadas . 




           IM. WESTERN NICHTS NEUES 




 The film is based on Erich Maria Remarque's book written in 1929.  Edward Berger's reading. About the First World War in Europe.  Paul Baumer and his high school classmates are eager to take part in the war, influenced by a nationalist teacher. Paul even forges his father'ssignature so that he can go with his classmates for the glory and honour of his country.  This nationalist climate, which is already happening here, we also see happening, even more ostentatiously, with young people under the age of 18 during the following war in Germany.          
       The German troop of young men who try to occupy Paris, but who can only walk to the outskirts of a certain province in France. 
       The scenes of war, death, destruction and hunger unfold throughout the film.  From the outset, the enemy's war capabilities with tanks and aeroplanes are far superior to those of Germany. So the death toll in the trenches is enormous. There is little they can do but try to survive the attacks. 
       Alongside the scenes where survival was hanging by a thread even with a lack of drinking water, we saw the "masters of the war", the powerful of Germany eating fine desserts on decorated porcelain plates, and sophisticated meals.  
      Throughout the film this discrepancy between life at the front and life in the upper echelons of power is notorious. 
      After repeated defeats, a German officer asks to meet with the French and their allies to propose an armistice. The allies, however, brought an end-of-war proposal with conditions, including the requirement that the Germans and their allies recognise that they had lost the war. This document had to be signed within 72 hours.  During these days we see a Germany divided between those who wanted to spare the lives of the young Germans who were being decimated as cannon fodder and the rulers who didn't want to give up the power they had. 
       The pride of the patriotic rulers verses the anguish of the young men having to kill other young men. Alongside the fury caused by the wounded vanity of the powerful, we see the scene of a Frenchman stabbed to death and the anguish caused by the guilt of young Paul, who embraces him and suffers along with the enemy. The absurdities of war or the senselessness of war. The domination of man by man.  It is in this climate of barely contained hatred that the German government decides that until the time when the end of the war is determined by the French, German troops should advance and attack, in the name of honour. They ended up killing even more young men, knowing that this attack would make no difference to the outcome of the war. Total indifference on the part of the German authorities to the lives of their country's youth. 
      In this sense, we also see the foundations for the Second World War.  Wounded patriotic pride backed by hatred and the desire for revenge. The seeds of the next atrocities were being sown.

N


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARAHAJ

Truman Show A vida em direto