R O M A.
R O M A
Ano : 2018, Mexico
Prêmio: Oscar 2019 melhor diretor, melhor filme estrangeiro , melhor fotografia. Leão de Ouro 2019 . Premio BAFTA melhor filme 2018.
Diretor: Alfonso Cuaron.
.
Esse filme se passa nos anos 70 na América Latina. Época das ditaduras militares. Anos de truculência e violência desmedida. É sobre esse clima que se desenvolve a história de Cleo e Sofia, duas mulheres de classe social diferente mas com sofrimentos parecidos.
O filme se passa numa casa de classe média alta , grande , em um bairro requintado chamado Roma.
Cleo trabalha como empregada doméstica na casa de Sofia que é casada e tem 4 filhos além de sua mãe que também mora com ela. Cleo toma conta dos crianças e se dá muito bem com elas, em especial com as crianças mais jovens de quem cuida como uma mãe.
Marido de Sofia é médico e passa maior parte do tempo fora de casa , em viagem. Aparece em casa apenas como visitante , eventualmente.
Cleo é uma moça , jovem, que começa a namorar um amigo do namorado de sua irmã. É seu primeiro namorado. Cleo após alguns meses de namoro , engravida. Comunica a sua patroa, Sofia, que a acolhe imediatamente. Também comunica ao seu namorado, Firmin que reage com pânico à notícia e desaparece. Cleo fica angustiada com o fato de estar grávida sem contato com o pai de seu filho e é por isso que o procura, mesmo depois da fuga deste após ter conhecimento da gravidez. O encontro que ela insiste em ter com ele é tenso e Firmin é agressivo chegando a ameaçá-la de morte e negando a paternidade da criança.
Sofia também está no mesmo processo de ter de desistir de seu marido que tem uma amante e é visto com ela na cidade até mesmo por seu filho mais velho. Também tem de enfrentar o fim de seu casamento. As duas mulheres estão no mesmo barco , sozinhas , tendo de abrir mão de seus relacionamentos conjugais.
Firmin namorado de Cleo, é pobre mora na favela e conta que não teve pai e sua mãe morreu cedo tendo de viver com parentes e diz que o que o salvou foi a arte marcial que aprendeu e pratica todos os dias. Parece que a arte marcial que pratica muito mal, só o salvou de sua baixa auto estima, inflacionando seu ego e perdendo a percepção da própria covardia e fraqueza. É um homem medroso e violento. Também não muito diferente é o dr. Antônio, marido de Sofia. Um médico excessivamente vaidoso, superficial que não tem estima pelos filhos. Fica meses sem sequer prover a subsistência deles. Sua vaidade é o que lhe importa, sua imagem. São homens superficiais, fracos , violentos assim como os militares que tomam o poder . Homens truculentos e bárbaros.
Filho de Cleo é natimorto, depois de um susto que ela leva. Marido de Sofia sai de casa levando as estantes e deixando os livros. Esse cenário dramático, por outro lado, proporciona às duas mulheres se libertarem de uma ideia de relacionamento de inferioridade em relação ao homem. Isso é bom, afinal das contas, ROMA não é só um bairro chique no México mas também uma desconstrução de uma ideia de AMOR antiga; de relacionamento amoroso baseado não em troca, mas, em passividade e aplausos por parte da mulher em relação ao homem. Triste época para a America Latina.
Comentários
Postar um comentário