FILHAS. DO. SOL

FILHAS .  DO   SOL



Direção:  Eva Husson


Ano : 2018      Português/ Ingles


País: França 


Roteiro: Eva Husson ,  Jacques Akichot 


Indicações: Palma de Ouro,  Prêmio melhor Roteiro,  Prêmio melhor diretor


 







       O filme é sobre o destino de mulheres curdas durante a guerra e, sob o domínio, do Estado Islâmico, no Curdistão .   Começa com uma jornalista francesa, Mathilde, que se une a um grupo de curdos  para registrar o que ela mesma chama de guerra perdida.  Esse grupo é composto por alguns homens e algumas mulheres que apesar da situação de violência, armas e ataques, estão com lenços na cabeça floridos e mantém a aparência feminina. Sem duvida, percebe-se a preocupação de que estas , apesar do ambiente masculino, permaneçam com a sua identidade.   

      Essas mulheres perderam seus maridos que foram mortos e seus filhos levados. Violentadas e escravizadas.  Conseguiram fugir com ajuda de uma organização com quem conseguem um contato. E, assim, têm apoio e ajuda mediante pagamento. É uma fuga sofrida por causa de uma delas que entra em trabalho de parto. A partir daí, resolvem lutar nessa guerra para resgatar seus filhos. 

        Ficam sabendo que em uma escola existem crianças sequestradas.  Então se organizam para invadir essa escola, sempre na companhia da jornalista francesa que vai registrando toda a luta.    

          Finalmente,  chegam a escola que de, fato, abrigava crianças. Granadas fere e mata uma delas . A protagonista, líder, Bahar,  encontra seu filho de 5 anos, finalmente.

           É um filme nos conta sobre a opressão e domínio dos homens muçulmanos do Estado Islamico sobre as mulheres. E, sobre a luta dessas mulheres para sobreviverem em liberdade e  reencontrarem seus filhos .  Quase como que em um conto, não que não retrate a realidade, mas que além dela,  nos recorda que a luta pela liberdade, pela garantia de vida das mulheres, ainda está muito longe de acabar. Não só no Estado Islâmico. Assim como está muito longe de acabar o domínio masculino no mundo,  pela força, pela violência e pela lei. A lei é dos homens e para eles.  A mulher , como nos diz o filme , de modo impactante, conta com a força de seu amor .    Seu amor por outros e por si mesma.   Que apesar de usada ,menosprezada e impedida de viver sua vida , mantém a esperança , na sua luta, para mudar essa condição.  A esperança que supera sua própria condição humana, de  vulnerabilidade.  

        O filme é  sobre dor e esperança. E, nos aponta uma questão de que  a força feminina, tem o  objetivo não do domínio , da subjugação de um pelo outro, mas sim , do cuidar, do zelar e compartilhar . 

        Esse filme mostra vidas que sobrevivem à condições desumanas de muita dor, desespero, tortura e sofrimento das mulheres do Taliban. Suponho que o exemplo extremo buscado pela direção do filme sobre a vida dessas mulheres tenha a intenção de reforçar a ideia da esperança. Necessária a todas as mulheres desse mundo. Esperança que não surge do nada. Mas nos indica como fundamento dessa esperança a força e o poder feminino.  Que, como sugere o filme, não advém do uso das armas. Pois isso, qualquer um pode ter e usar.  É um poder  menos óbvio e  mais estruturante.  O poder de gerar e criar outros seres humanos.  Pois é na formação deste , com amor e paciência, que se torna possível mudar a cara desse mundo. Ou , melhor, a cara,  muitas vezes desumana,  machista desse mundo.  Claro que não de todos homens e também não excluindo, algumas ,talvez até muitas,  mulheres.   



Daughters  .  OF THE SUN



Direction: Eva Husson

Tear: 2018

Country: France 

Screenplay: Eva Husson , Jacques Akichot 

Nominations: Palme d'Or, Best Screenplay Award, Best Director Award


       The film is about the fate of Kurdish women during the war and under the rule of the Islamic State in Kurdistan.   It begins with a French journalist, Mathilde, who joins a group of Kurds to record what she herself calls the lost war.  This group is made up of a few men and a few women who, despite the situation of violence, weapons and attacks, wear flowery headscarves and maintain a feminine appearance. There is no doubt that these women, despite the masculine environment, are concerned about maintaining their identity.   

     These women have lost their husbands who were killed and their children taken away. They were raped and enslaved.  They managed to escape with the help of an organisation with which they have contact. They get support and help for a fee. It's an escape they suffer because one of them goes into labour. From then on, they decide to fight in this war to rescue their children. 

  They learn that children have been kidnapped from a school.  So they organise themselves to invade the school, always in the company of the French journalist who is recording the entire struggle.    

   Finally, they reach the school that was in fact housing the children. Grenades wound and kill one of them. The protagonist, leader Bahar, finally finds her five-year-old son.

     The film tells us about the oppression and domination of Muslim men from the Islamic State over women. And about the struggle of these women to survive in freedom and find their children again.  It's almost like a story, not that it doesn't portray reality, but that it reminds us that the fight for freedom, for women's lives to be guaranteed, is still a long way from over. Not just in the Islamic State. Just as male domination of the world through force, violence and the law is a long way off. The law belongs to men and is for them.  Women, as the film impressively tells us, rely on the strength of their love.    Her love for others and for herself.   Despite being used, belittled and prevented from living her life, she maintains hope in her struggle to change this condition.  Hope that overcomes her own human condition of vulnerability.  

   The film is about pain and hope. And it points to the fact that female strength is not about domination, about subjugating one another, but about caring, looking after and sharing. 

    This film shows lives that survive the inhuman conditions of great pain, despair, torture and suffering of the women of the Taliban. I suppose that the film's extreme example of the lives of these women is intended to reinforce the idea of hope. Necessary for all women in this world. Hope that doesn't come out of nowhere. But it points to female strength and power as the foundation of that hope.  Which, as the film suggests, does not come from the use of weapons. Because that's something anyone can have and use.  It's a less obvious and more structuring power.  The power to generate and create other human beings.  For it is in their formation, with love and patience, that it becomes possible to change the face of this world. Or rather, the often inhuman, sexist face of this world.  Not all men, of course, and not excluding some, perhaps even many, women.   





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

F L O W.

MARAHAJ